Prêmio AREDE 2014 para DiasporaBR

Premio A Rede 2014Em dezembro de 2013 nasceu o DiasporaBR: o primeiro POD da famosa rede social federada em território nacional. O projeto mundial nasceu em 2010 nos USA e tem por objetivo ser uma alternativa viável, segura, livre e autônoma ao Facebook. E com um objetivo simples assim, baseando-se no fato de que o bem prevalecerá, independente do tamanho do desafio, teremos que estar prontos para cuidar de bilhões.

Mas tudo começa com o primeiro passo. No DiasporaBR esse passo foi garantido pela RGV Tecnologia que patrocina o servidor, link e suporte primário de rede. O segundo passo só foi possível pela colaboração honesta e desinteressada de pessoas como Albino Neto e Fábio Barboza. O terceiro passo é o incondicional suporte familiar provido por minha companheira de vida Roberta e nossos lindos filhos Arthur e Amanda que sempre estão dispostos a esperar mais alguns minutos para que eu possa me dedicar a cuidar deste pequeno pedaço da rede mundial.

O conjunto de atores e partes é que tem estimulado de forma contínua o uso da Diáspora como um todo e no Brasil nos servidores disponíveis. Sim, no plural mesmo, pois já somos dois no Brasil e outros dois servidores brasileiros hospedados fora do país, ou seja, estamos em franca expansão. E não só no Brasil, mas no Mundo: ontem mesmo foi disponibilizado o primeiro POD Diáspora da Argentina.

O Prêmio AREDE é a demonstração clara de que a tecnologia está muito além das redes e aplicativos “main stream”, mas que deve ser pensada como ferramenta de transformação social. E isso só é possível com autonomia e independência tecnológica, onde estas só se concretizam pelo uso do Software Livre.

Este é um caminho sem volta, pois a sede de comunicação só é menor do que a sede de justiça e igualdade que quando se apresenta coletivamente é irrefreável, incontrolável e será sempre atingida. Os números são, per si, a melhor demonstração de que uma revolução está acontecendo: em menos de um ano a rede mundial Diaspora mais que dobrou.

A comunicação digital é uma realidade. Acreditamos na força das interações on-line, em especial as instantâneas, mas feitas de forma responsável, respeitando o anonimato, a individualidade, o direito autoral e especialmente a privacidade. O poder de decidir qual conteúdo chegará a qual destinatário deve pertencer ao indivíduo conectado e não às clausulas de permissividade dos termos de uso das ferramentas privativas. Quando um conteúdo for apagado, ele deve ser realmente apagado. Resumindo, as ações de cada usuário devem refletir seu desejo, sem interferência ou limitações impostas pela lógica mercantilista.

Fica aqui o agradecimento à Revista AREDE pelo reconhecimento, e à comissão julgadora que selecionou o DiasporaBR para receber o prêmio. A todos que colaboraram e colaboram com a rede social federada e em especial a cada um dos usuários do nosso POD e de todos os POD’s do mundo, pois é a convicção libertária de cada um que asfalta esse caminho.

Vida longa à liberdade, vida longa ao Diáspora.

Vamos mudar a Internet? Vem logo, correr, entra!

http://www.diasporabr.com.br