Invasão militar USA a Colômbia

Esse negócio de bases militares norte americanas na Colômbia tem me tirado o sono. Não sei se é meu treinamento para-neurótico de neto de comunista, mas é que não faz sentido. A desculpa é a mesma de sempre: combater o narco-tráfico na fonte. Será mesmo?

O México é o portão de entrada de quase todas as mazelas e ilegalidades em território norte-americano. Inclusive de gente. Seria muito mais simples instalar esse contingente militar na fronteira, ou até mesmo no México. Mas não. É para cá que eles vem.

Será um plano de dominação da Amazônia? Será pressão real contra o governo de Hugo Chaves e sua democrática expansão da Revolução Bolivariana?

A verdade é que pouco importa. Os governos Sul Americanos colocaram seu “rabo entre as pernas” e simplesmente aceitaram.

O mais interessante é que depois da autorização à instalação das bases militares, o Álvaro Uribe (a quem não dedicarei o título de Sr.) decidiu que é hora de tentar a reeleição ao terceiro mandato de Presidente! Mas isso não é coisa de “falsos democratas”? Coisa de comunista enrustido?

Depende. Se você tiver o apoio bélico da USA não. É como disse a Veja “Uribe é, antes de nada, um democrata!” Será?

Meu amigo e Pai, Anatólio Julião, escreveu um artigo espetacular sobre o assunto, dando uma perspectiva muito interessante de como a ordem está alterada:

“E se fossem sete bases russas, espalhadas por todo o território da Venezuela, com a participação de especialistas do Exército Revolucionário de Cuba?”

Leia o artigo na íntegra aqui

Yankees, go home!

@anahuacpg

—————————————————————————————————

Originalmente publicado em 20 de outubro de 2009