Exiga a nossa privacidade

Nestes últimos dias tem rolado um viral sobre a questão do vigilantismo e sobre os cuidados que devemos ter com nossa privacidade. O vídeo é muito bom e recomendo a todos que assistam (em inglês):

Depois de vê-lo, se quiser, leia meu comentário:

A parte que me parece não estar 100% correta é colocar a responsabilidade no governo e nos “líderes”. Governos costumam não funcionar na velocidade necessária e também são vítimas potenciais de todo tipo de pressão dos interesses que não querem manter a privacidade. Corruptor e corruptores, como sempre.

Me parece que o vídeo devia fazer um apelo individual. Algo no estilo da campanha contra o uso do CFC e seus imaginários efeitos sobre a inexistente camada de ozônio. Apesar de ter sido uma das maiores mentiras globais já levadas a cabo, o apelo era individual e não de governos. Lembro das crianças sendo estimuladas a serem fiscais da saúde no mundo! Devíamos fazer algo assim.

Tenho dito em minhas palestras: jogar lixo no chão faz de você um porco. Mas responsabilizar o governo pela sujeira da sua cidade, depois de ter jogado lixo no chão, faz de você, além, um cretino.

Aqui, me desculpem os inocentes, acontece algo parecido. Milhares de ativistas, pensadores, políticos, hackers, nerds e toda sorte de preocupados com a vigilância mundial, usando Facebook, Gmail, Windows, iPad e Skype. Serão apenas porcos?

Saudações Livres!