XFCE4 muito mais veloz e eficiente que Gnome Shell

Esta semana meu notebook primário queimou e enquanto chega a peça estou usando um note secundário. A diferença de hardware é brutal. O primeiro é um i7 com 8 Threads e 16Gb de RAM. O segundo um Dual Core com 4Gb de RAM.

Comecei a semana replicando meu ambiente original, usando Gnome Shell e Firefox, mas a máquina não parava de ficar sem memória e super lenta. Em especial o FF que já é famoso por ser guloso de RAM, o que forçou o sistema a usar quase 500Mb de swap o tempo todo.

A situação ficou tão fora de controle que decidi fazer algo, e depois de ter testado o Chromium e o Midori com o mesmo resultado concluí que só faltava trocar o ambiente gráfico. Instalei o XFCE e decidi testá-lo. É feio meu camarada… parece que os caras pararam de arrumar a estética em 2005, mas é surpreendentemente leve e estável.

Veja, eu mal passo dos 2Gb de RAM sendo usada, o Load Average caiu para menos de 1, nenhum uso de swap até o momento e o desempenho geral é muito aceitável! Uma maravilha!

Confesso que estou profundamente decepcionado com o Gnome Shell, jamais pensei que ele pudesse ser um fominha nesse nível! Vou reavaliar seriamente o uso dele como desktop padrão. O XFCE faz muito bem o seu papel, mas eles deveriam cuidar um pouco mais da parte estética.

Então fica a sugestão: se você está achando seu GNU meio lento, testa o XFCE por um ou dois dias e compare!

Saudações Livres!

Adendo: Instalei o LXDE e o acabendo gráfico é bem melhor, sem perder nenhum desempemnho por isso. Por hora LXDE 🙂

11 comentários em “XFCE4 muito mais veloz e eficiente que Gnome Shell”

  1. Alessandro Feitoza

    Atualmente atualizei meu debian 7 para o 8, e o GnomeShell também se atualizou, meu chapa, o negócio aparenta ter ficado tenso, meu I3 com 4 Gb de Memória mal consegue suportar o Eclipse, o Firefox, e o Sublime ao mesmo tempo… acho q vou testar o XFCE ou o LXDE…

  2. enoque joseneas

    O que diz do KDE? Já experimentou? Sou usuário do GNOME há mais de 10 anos e de uns dias para cá estou o KDE 4 com Debian Jessie em um note com um Intel-Corei3(dual core) e 4g de Ram, porém com um SSD Sandisk de 60G, o KDE é muito mais veloz e potencialmente mais customizável.

    1. Eu fui usuário de KDE por muitos anos, até que no inicio da série 4 o gerenciador de rede não funcionava direito e me deixou na mão. Foi quando mudei pro Gnome e foi onde estive pelos últimos 6 ou mais anos.
      Neste exato momento estou a bordo de um LXDE bem customizado e tenho que dizer que estou muito bem atendido. Ele não é tão bonito, mas é muito, mas muito leve e rápido. Vou dar uma testada no KDE para ver como se comporta nesta maquininha.
      Valeu pela lembrança!

  3. Gostaria de sugerir que mude seu navegador para o GNU IceCat (se prefere algo baseado no Mozilla Firefox), ou para o Iridium (se prefere algo baseado no Chromium). Veja mais informações sobre os dois navegadores nos links abaixo:

    https://directory.fsf.org/wiki/IceCat

    https://directory.fsf.org/wiki/Iridium

    A Mozilla vai fazer o Mozilla Firefox verificar por assinaturas da Mozilla nas extensões, bloqueando as não assinadas, e isso vai tirar tua liberdade 1, de estudar e adaptar o programa (neste caso, a extensão) quando você quiser. Veja mais informações no tópico no fórum do projeto Trisquel:

    https://trisquel.info/en/forum/mozilla-decides-sign-all-addons-extensions

  4. Cara o XFCE pode ficar muito bonito. Basta dedicar algum empenho nele. Eu por exemplo tenho o linux mint com a mesma configuração desse seu notebook velho no MEU notebook velho um dell inspirion 1525 (mas o meu tem um SSD) o Mint tá na última versão aqui usando o XFCE e é muito bonito. Particularmente mais bonito que o Gnome. Bastou instalar tema tanto pra desktop quanto pra ícones que ficou muito bacana. O LXDE é legal também e aceita bastante melhoramento. Deixar eles bonitos é uma questão de querer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *