XFCE4 muito mais veloz e eficiente que Gnome Shell

Esta semana meu notebook primário queimou e enquanto chega a peça estou usando um note secundário. A diferença de hardware é brutal. O primeiro é um i7 com 8 Threads e 16Gb de RAM. O segundo um Dual Core com 4Gb de RAM.

Comecei a semana replicando meu ambiente original, usando Gnome Shell e Firefox, mas a máquina não parava de ficar sem memória e super lenta. Em especial o FF que já é famoso por ser guloso de RAM, o que forçou o sistema a usar quase 500Mb de swap o tempo todo.

A situação ficou tão fora de controle que decidi fazer algo, e depois de ter testado o Chromium e o Midori com o mesmo resultado concluí que só faltava trocar o ambiente gráfico. Instalei o XFCE e decidi testá-lo. É feio meu camarada… parece que os caras pararam de arrumar a estética em 2005, mas é surpreendentemente leve e estável.

Veja, eu mal passo dos 2Gb de RAM sendo usada, o Load Average caiu para menos de 1, nenhum uso de swap até o momento e o desempenho geral é muito aceitável! Uma maravilha!

Confesso que estou profundamente decepcionado com o Gnome Shell, jamais pensei que ele pudesse ser um fominha nesse nível! Vou reavaliar seriamente o uso dele como desktop padrão. O XFCE faz muito bem o seu papel, mas eles deveriam cuidar um pouco mais da parte estética.

Então fica a sugestão: se você está achando seu GNU meio lento, testa o XFCE por um ou dois dias e compare!

Saudações Livres!

Adendo: Instalei o LXDE e o acabendo gráfico é bem melhor, sem perder nenhum desempemnho por isso. Por hora LXDE 🙂