Software Livre, Papai, FUNDAJ e Gilberto Freyre

Amanhã, dia 28/08/2014 é o aniversário do meu Pai. Anatólio Julião completará mais um ano de vida e continuará a assombrar a todos com sua experiência, do alto dos seus novos 64 anos. Parabéns Papai! Mas será também a primeira vez que vou palestrar no Encontro de Software Livre organizado pela Fundação Joaquim Nabuco [1], como parte das atividades do V EPEPE – Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco [2].

Estou muito feliz e até mesmo emocionado pelo convite que me foi feito para fazer a palestra de abertura do evento. Minha relação com a Fundação Joaquim Nabuco remete à infância e pré-adolescência, pois quando criança fui muito às instalações da Fundação em Apipucos, pois primeiro meu Pai, e depois minha Mã,e foram diretores de um departamento de pesquisa e processamento de dados ali, ainda nos anos 80. Depois, por muitos anos e até sua aposentadoria, a minha Tia, Anatailde Julião também trabalhou lá. Como fruto dessa convivência e pelo grau de proximidade, tive o prazer incomensurável de conhecer o Mestre Gilberto Freyre.

Aos 12 anos escrevi meu primeiro livro de contos chamado “O Desmatamento” e ganhei o primeiro lugar no concurso literário da Escola Americano Batista. O prêmio foi um troféu entregue pelas mãos do pŕoprio Dr. Gilberto Freyre. Dai surgiu a oportunidade para pedir-lhe que escrevera o prefácio do livro, solicitação que ele aceitou sem hesitar. Com o livro prefaciado e o prêmio em mãos, a extinta Editora Piratinha publicou meu livro. Isso foi em 1984.

Exatos 30 anos depois, vou falar sobre como o OSI – OpenSource Initiative, tem prestado um tremendo desserviço ao Software Livre, minando seus quadros de resistência e tornando o uso, e disseminação dos conceitos revolucionários originais do Dr. Richard Stallman, em mais um meio de produção para perpetuar a exploração e a desigualdade social.

O título da palestra é Software Livre x Código Aberto – Uma questão de educação e a apresentação pode ser baixada aqui baixado aqui

Feliz demais!

Saudações Livres!

[1] – http://www.fuctura.com.br/2014/08/encontro-de-software-e-educacao/

[2] – http://www.epepe.com.br/