Facebook manipula mentes e o idiota sou eu

Esta semana, em plena Copa do Mundo, vem a tona o resultado de um experimento feito pelo Facebook no qual prova que consegue manipular o humor das pessoas. Mas qual a novidade? Todos os usuários dessa rede social devassa* sabem bem o quanto ela consegue ser irritante. Seja pelas propagandas direcionadas, seja pelos \”amigos\” que indica, seja pela baixa resolução das fotos, seja por controlar o alcance de suas mensagens, seja pelo aplicativo mobile que é uma desgraça. Qual a novidade?

Você sempre soube que os termos da licença que aceitou para ter sua conta no Face, diz que eles poderiam fazer qualquer coisa com seus dados, posts, imagens, ideias, conversas. Inclusive ligar sua webcam e te filmar e fotografar sem te avisar.

Mas qual a novidade? Você sempre soube de tudo e nãos e importou e continua sem se importar, afinal de contas você não tem nada a esconder. O que pode dar errado se te filmarem numa hora imprópria? Afinal de contas você não tem nada a esconder. O que importa se eles tiverem acesso à sua conta bancária, senha do cartão de crédito ou declaração do imposto de renda. Você não tem nada a esconder.

Na verdade pouco importa o que o Facebook faça ou deixe de fazer, afinal de contas você decide o que publicar, como e quando! E se publicou é porque queria! Certo?

Então qual é a novidade do experimento da manipulação de mentes que o Facebook fez com 700 mil usuários? O estudo provou que eles podem manipular. Provou que eles já o fazem a muito tempo. Provou que podem vender aos interessados não apenas anúncios direcionados, mas mudanças de opinião, desejos e vontades.

Provou o que você provavelmente já sabia, mas nunca teve coragem de admitir: que talvez você não esteja publicando somente o que quer.

Importante registrar que o experimento foi um sucesso! Então o que você acha é o que você realmente acha ou, assim como eu, você é só mais um idiota?

Saudações Livres!

8 comentários em “Facebook manipula mentes e o idiota sou eu”

  1. Oi Anahuac,

    É curioso esse silêncio de potenciais comentaristas, a quase uma semana da publicação do texto…

    Eu só queria lembrar a etimologia da palavra «idiota»:

    «««
    Do latim idiota (la), originado do grego antigo ἴδιώτης (idhiótis) , “um cidadão privado, individual”, derivado de ἴδιος (ídhios) , “privado”. Usado depreciativamente na antiga Atenas para se referir a quem se apartasse da vida pública.
    »»»
    https://pt.wiktionary.org/wiki/idiota#Etimologia

    O termo tinha um sentido associado a quem se omite em assuntos políticos.

    Pode-se considerar que a rede de Mark Zuckerberg é feita para «idiotas», «indivíduos» que docilmente se submetem a ser conduzidos por interesses «privados», sem se lixar para as consequências «públicas» de suas ações, ou seja, sem se importar com as implicações políticas de sua submissão.

    O Bardo expressou isso bem num cordel:
    http://www.carlissongaldino.com.br/poesia/os-ratos-de-zuckerberg

    Infelizmente, parece que não adianta muito se queixar aos feicebuqueiros e gugluzistas+ domesticados, mesmo àqueles que se dizem defensores de direitos civis na internet. Eles já viraram marionetas, mamulengos e capachos dos Big Brothers, na esperança de se tornarem Small Brothers na pequena área de influência que imaginam ter (simplesmente por acessarem certas migalhas das estatísticas de análises de comportamento e de acessos oferecidas pelas redes devassas para idiotas).

    Se ser omisso é ser idiota, persistir no erro é o quê?

    Até mais,
    Hudson

  2. “Seja pelas propagandas direcionadas, seja pelos “amigos” que indica, seja pela baixa resolução das fotos, seja por controlar o alcance de suas mensagens, seja pelo aplicativo mobile que é uma desgraça. Qual a novidade?”

    Bom, aí vc só ta arranjando problema onde não tem, aliás que serviço publica fotos em qualidade perfeita e um app de celular maravilhoso? Até aí ta pagando de idiota.

    “Você sempre soube que os termos da licença que aceitou para ter sua conta no Face, diz que eles poderiam fazer qualquer coisa com seus dados, posts, imagens, ideias, conversas. Inclusive ligar sua webcam e te filmar e fotografar sem te avisar.

    Mas qual a novidade? Você sempre soube de tudo e nãos e importou e continua sem se importar, afinal de contas você não tem nada a esconder. O que pode dar errado se te filmarem numa hora imprópria? Afinal de contas você não tem nada a esconder. O que importa se eles tiverem acesso à sua conta bancária, senha do cartão de crédito ou declaração do imposto de renda. Você não tem nada a esconder.”

    É pra isso que existe Adblock, Disconnect, Disconnect Facebook, Cryptocat, etc…idiota é fazer sexo sem camisinha.

    “Na verdade pouco importa o que o Facebook faça ou deixe de fazer, afinal de contas você decide o que publicar, como e quando! E se publicou é porque queria! Certo?”

    Definitivamente, não é a toa que seus posts são motivo de risadas no Facebook e quem publica/comenta risadas de posts baixos sem argumentos como esse é porque quis, não porque o Facebook fez querer.

    “Provou o que você provavelmente já sabia, mas nunca teve coragem de admitir: que talvez você não esteja publicando somente o que quer.”

    Mas como vc mesmo disse: se criou conta no Facebook aceitou os termos. Logo, não tem o direito de reclamar. E engraçado é que quem ta reclamando é justamente um cara que não tem conta lá e que nem sofre das pilantragens do Facebook.

    Você realmente sofre de falta de atenção, simplesmente não consegue deixar as pessoas viverem a sua vida em paz, nem todos são ativistas de seja lá o que. Então PARE de se meter na vida dos outros e faça a droga da sua parte, porque até agora o ÚNICO que pagou de idiota esse tempo todo foi vc ofendendo pessoas que nem conhece.

    Aliás, por que não começa libertando grandes causas dessa rede social devassa? Greenpeace, WWF, “Anonymous” entre outras possuem conta lá, e adivinha, o trabalho deles é muito mais importante que esse mimimi em relação a droga de um mundo virtual, eles atuam no mundo REAL. Você provavelmente vai ter mais voz se armar um protesto em frente ao prédio da Facebook, que tal? Mas não kkk.

    Aaah e aprenda a debater, porque nunca vi 1 argumento em seus posts, ridículo. O choro é livre. 😉

    1. Sinto muito amigo mas você não agurmentou.
      Os pontos levantados no texto foram que o Facebook(a empresa) faz coisas “más” com os usuários e que eles(os usuários) não se importam.

      Não defendendo o anahuac nem nada… Mas você apenas demostrou que se incomoda com o que ele diz. Afinal de contas foi você que vei no blog do cara pedir pra ele parar de falar essas coisas.

      1. Na realidade a mensagem que quis passar é: pare de se importar com quem está no Facebook, justamente porque quem está aceitou os termos.

        1. Eu não sabia que todos os usuários de Facebook tinham absoluta consciência do contrato. Fico feliz em saber que esse pessoal todo tem tempo suficiente para ler e analisar os termos do contrato da Facebook — que é mais longo do que a constituição dos EUA, além de mudar o tempo todo. Menos mal, já que há tantos contratos de adesão abusivos por aí (que procuradores de defesa do consumidor argumentam serem, portanto, inválidos).

          1. Não se faça de sonso, vc entendeu justamente o que eu quis dizer.
            Ninguém lê contrato algum e saem aceitando, ou seja, AZAR O DELES. Eles tem que ser adultos e arcar com as consequencias do que o Facebook faz ou deixa de fazer com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *