Lugar de Governo é na Diaspora

 

Hoje é mais um daqueles dias especiais: a Secretaria da Transparência de João Pessoa criou uma conta na rede social Diáspora! É o começo de uma nova Internet, de uma nova forma de relacionamento baseada na confiança e nos interesses em comum onde o Governo procura respeitar o cidadão conectado. Quando a esfera pública coloca o interesse do cidadão acima do seu próprio devemos reconhecer que, por mais incrível que pareça, esta se tentando fazer a coisa certa.

A Diaspora não é um ambiente de conexão virtual comum. E entendamos por comum a quebra da privacidade de todos seus participantes para catalogar seus interesses com fins comerciais. A Diaspora é formada por milhões de pequenas redes pessoais interconectadas. A ferramenta não cataloga, analisa, enumera nem quantifica os seus usuários. Ela apenas provê a plataforma de comunicação. O demais é por sua conta.

Respeitar a liberdade de expressão, o direito a anonimato, a privacidade e a segurança são premissas de qualquer governo democrático. Então porque a maioria dos representantes governamentais inundam redes sociais que não presam por nenhum desses princípios? Por modismo? Por conselho dos comunicadores? Por propaganda? Por interesse pessoal? Todos eles juntos? Será que não percebem que quando as usam, estimulam as pessoas comuns a também usarem esses ambientes que não lhes deviam convir?

As redes que respeitam todos esses princípios e que tem uma alinhamento natural com o conceito ideal de governo democrático são as redes federadas. Onde um conjunto ilimitado e livre de servidores funcionam como um único “organismo”.

Importantíssimo o fato do Governo começar a perceber a importância de usar seu poder de comunicação para incentivar o uso de ferramentas sociais livres, seguras, distribuídas e federadas.

Neste caso a SETRANSP de João Pessoa sai mais uma vez na frente, inovando, desbravando e chegando aonde nenhum outro agente do governo chegou antes!

Sigam e compartilhem: https://diasporabr.com.br/u/pmjp_setransp

E que venham mais governos! O lugar deles é na Diaspora!

Saudações Livres!