Livros em CC BY

No ano passado decidi publicar dois livros que eu tinha basicamente prontos. Acreditem, o desafio é muito maior do que o esperado. Em 2012 publiquei o livro OpenLDAP Extreme pela Editora Brasport e confesso que não fiquei muito feliz com o contrato que assinei, foi um daqueles que limitam a liberdade. Eu basicamente perdi toda a autonomia sobre minha obra pelos dez anos seguintes. Assim me prometi que nunca mais faria uma publicação seguindo os moldes tradicionais. Não acredito no Direito Autoral como forma de limitar a liberdade do pŕoximo. Foi bacana como primeira experiência, com lançamento oficial numa livraria e tudo mais. Divertido, mas depois que passa a euforia me senti tolhido. Que fique claro que estou depositando apenas em mim a responsabilidade por esse sentimento, afinal de contas ninguém me obrigou a assinar o contrato.

Em 2015 decidi que podia ser uma boa ideia tirar da gaveta um outro livro de OpenLDAP e fazer uma apanhado dos artigos que publique nos últimos anos e dai ter outro livro. Mas desta vez seria sob licença Creative Commons BY SA, ou seja, com permissão plena de uso, reprodução, derivativas, e inclusive uso comercial. Fiz contato com uma editora gaúcha chamada Buqui e eles toparam fazer a edição em CC BY mas eu teria que pagar pelos serviços de diagramação e registro ISBN. A capa eu contratei um designer e a correção foi feita pela linda Josilda Silva. No final desembolsei R$ 2.000,00 para ter as versões prontas e publicáveis.

Os livros estavam guardados, enquanto eu avaliava qual seria o melhor momento para publicá-los, quando fui avisado de que eles já estavam a venda no Google Play. Quanta ironia, justamente onde? Mas assim é a vida. As obras foram licenciadas para serem públicas e exploráveis por todos os humanos, inclusive a minha Editora que escolheu essa plataforma para comercialização sem ter me informado. Perceba que não estou me queixando, apenas esclarecendo que eu não tive nada haver com a comercialização dos dois livros no Google Play ou em nenhuma outra loja ou livraria on-line. Felizmente eles foram retirados de lá.

DRM?

O mais incrível é que plataformas on-line como a do Google Play clamam ter proteção DRM que visa, exatamente, limitar a distribuição livre de conteúdo digital. Mas como eles pretendem fazer isso se eu mesmo licenciei os livros sob CC BY?

Os livros

Então, hoje decidi publicar aqui meus dois livros de forma gratuita para todos. Divirtam-se:

OpenLDAP Ultimate

mini_capa

Este é um material introdutório sobre o renomado protocolo LDAP. Está é uma fera que deve ser dominada por todos os profissionais de redes, mas os primeiros passos são um grande desafio. Linguagem cotidiana, comparativos criativos e exemplos práticos são a base deste guia para entender, usar, debugar e evoluir no entendimento teórico de um serviço de diretórios e sua aplicação como central de autenticação dos principais serviços de rede.

Aos que já deram os primeiros passos e desejam ir muito além, não deixem de conferir OpenLDAP Extreme em: http://www.openldap.com.br

Páginas: 219
ISBN: 9788583381853
Idioma: português

PDF 
ePUB 

Cronicas de um Tetranacional do Software Livre

mini_capa

Pequenos diários de bordo, autodefinições e muita controvérsia em 29 crônicas escritas nos últimos dois anos. Eventos de Software Live, conceitos de economia meritocrática, contradições dos ditos ativistas convertidos e suas redes sociais devassas, e um novo olhar sobre as nefastas intenções do Open Source Initiative.

Em tempos de vigilância massiva, ter noções claras sobre o papel do mercado, dos governos e da sociedade civil organizada é fundamental. Sem poupar nenhum dos atores envolvidos expusemos todos os interesses e até mesmo o fogo amigo dos ativistas cibernéticos.

Páginas: 122
ISBN: 9788583381877
Idioma: português

PDF
ePUB

 

 

 

 

 

Saudações Livres!